CONTABILIDADE – CUSTOS
Em nossas áreas de atuação, temos um foco bastante acentuado na Contabilidade de Custos que, da forma como a executamos, permite controles eficientes na racionalização de custos e despesas, simulações de preços, planejamento operacional e outras análises.
O desenvolvimento e a implantação deste sistema nasce no “chão de fábrica”. Não impomos formas pré-estabelecidas. Em um primeiro momento, nós revelamos a empresa como ela é, para que possam ser adotadas medidas de racionalização sem traumas ou mudanças que prejudiquem seu andamento normal.
Basicamente o plano de ação da Contabilidade de Custos obedece as seguintes etapas:
• Departamentalização da Empresa
• Espécies de Custos e Despesas
• Distribuição (rateio) dos Custos e Despesas
• Medidas de Desempenho
• Custos Fixos e Custos Variáveis
• Boletim de Custos
• Metodologia de Trabalho
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DA EMPRESA:
Na Contabilidade de Custos, mais especificamente quando falamos no Mapa de Localização de Custos (MLC), geralmente são dois os Departamentos que irão compor a estrutura de uma indústria: Produção e Serviços. No que diz respeito à Produção, os Centros de Custos a serem criados dependem sempre das necessidades e características da empresa. Já alguns Centros de Custos (também chamados de Auxiliares ou Apoio) que irão compor os Serviços, são universais, como por exemplo:
• DIRETORIA;
• ADMINISTRAÇÃO;
• FINANÇAS;
• ALMOXARIFADO;
• DEPARTAMENTO TÉCNICO;
• EXPEDIÇÃO.
Em última análise, o que determina a quantidade e a denominação dos Departamentos e Centros de Custos é a análise que a Diretoria quer fazer de sua empresa. Nós assim a orientamos com base em nosso conhecimento teórico e prático.
Acesse nosso modelo básico de um Mapa de Localização de Custos.
ESPÉCIES DE CUSTOS E DESPESAS:
As espécies de custos & despesas devem obedecer a ordem do Plano de Contas da Contabilidade (Gerencial ou Financeira). O grau de importância será determinado em conjunto, visando a análise. Espécies de custos de pouca importância podem ser descritas em planilhas auxiliares, visando com isso que o documento principal tenha uma visão macro.
DISTRIBUIÇÃO (RATEIO) DOS CUSTOS E DESPESAS:
Os critérios de rateio serão sugeridos segundo nossa experiência, para discussão e ajuste de consenso.
MEDIDAS DE DESEMPENHO:
Cada Departamento ou Centro de Custos pode ter sua medida de desempenho a ser criada, de comum acordo e que represente a atividade do Departamento. Isto possibilita a análise permanente da performance do Departamento. Também permite que se façam comparações entre Departamentos da empresa com Departamentos similares de outras empresas.
CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS:
A ferramenta básica da Contabilidade de Custos é o Mapa de Localização de Custos (MLC) que traduz, sinteticamente, os Centros de Custos e espécies de custos & despesas. Com isso é possível determinar por Departamento o montante de custos fixos e de custos variáveis.
Isto possibilita que nos setores produtivos, seja estabelecido o ponto em que a receita iguala a despesa (Ponto de Equilíbrio). Esta análise é feita também nas Unidades de Negócios. Possibilita ainda a racionalização para redução de custos.
BOLETIM DE CUSTOS:
Ferramenta que representa a sintetização das informações necessárias para a correta formação do preço de venda. Nele estão sintetizados três grupos básicos:
- Custos Variáveis Diretos: são os custos que podem ser apropriados diretamente no produto. Exemplo: matéria-prima.
- Custos Indiretos: são os custos resultantes da Departamentalização (MLC). Exemplo: o custo-minuto dos Centros de Custos, multiplicado pelo tempo utilizado em cada operação.
- Mark Up: representa o conjunto de impostos, despesas de venda e margem de lucro incidentes sobre a soma dos dois grupos anteriores.
Além disso, e com base na sintetização descrita, o Boletim de Custos se presta para resumir ferramentas importantes, tais como: relação Preço X Volume, Margem de Contribuição, análise de preços da concorrência dentre outras.
Acesse nosso modelo básico de um Boletim de Custos.
METODOLOGIA DE TRABALHO:
O trabalho de nossa Consultoria será desenvolvido no cliente e em nosso escritório. Com o importante auxílio do cliente, serão efetuados levantamentos necessários, tais como:
- Determinação dos Departamentos (Centros de Custos);
- Agrupamento das espécies de custos;
- Quadro de lotação de pessoal por Departamento;
- Relação analítica do Ativo Imobilizado por Departamento;
- Critérios de rateios de custos & despesas.
Com base nestes levantamentos, será elaborado o protótipo do Mapa de Localização de Custos. A partir desta etapa, serão discutidos os ajustes necessários para o modelo final do MLC e desenvolvimento do Boletim de Custos. O treinamento das pessoas que irão monitorar o sistema será feito durante elaboração do trabalho. Após instalado o modelo aprovado pela empresa, serão feitos os últimos ajustes para que o sistema possa funcionar sem a interferência da Consultoria.