CONTABILIDADE – CUSTOS

Em nossas áreas de atuação, temos um foco bastante acentuado na Contabilidade  de Custos que, da forma  como  a executamos, permite controles eficientes  na racionalização  de custos e  despesas, simulações de preços, planejamento operacional e outras análises.

O  desenvolvimento  e a  implantação  deste  sistema nasce no “chão  de  fábrica”. Não  impomos  formas  pré-estabelecidas. Em um primeiro momento, nós revelamos a empresa como ela é, para  que possam ser adotadas medidas de racionalização sem traumas  ou mudanças que prejudiquem seu andamento normal.

Basicamente o plano de ação da Contabilidade de Custos obedece as seguintes etapas:

• Departamentalização da Empresa

• Espécies de Custos e Despesas

• Distribuição (rateio) dos Custos e Despesas

• Medidas de Desempenho

• Custos Fixos e Custos Variáveis

• Boletim de Custos

• Metodologia de Trabalho

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DA EMPRESA:

Na Contabilidade de Custos, mais especificamente quando falamos no Mapa de Localização de Custos (MLC), geralmente são dois os Departamentos que irão compor a estrutura de uma indústria: Produção e Serviços. No que diz respeito à Produção, os Centros de Custos a serem criados dependem sempre das necessidades e características da  empresa. Já alguns Centros de Custos (também chamados de Auxiliares ou Apoio) que irão compor os Serviços, são universais, como por exemplo:

• DIRETORIA;

• ADMINISTRAÇÃO;

• FINANÇAS;

• ALMOXARIFADO;

• DEPARTAMENTO TÉCNICO;

• EXPEDIÇÃO.

Em última análise, o que determina a quantidade e a denominação dos Departamentos  e Centros de Custos é a análise que a Diretoria quer fazer de sua empresa. Nós assim a orientamos com base em nosso conhecimento teórico e prático.

Acesse nosso modelo básico de um Mapa de Localização de Custos.

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 ESPÉCIES DE CUSTOS E DESPESAS:

As espécies de custos & despesas devem obedecer a  ordem do Plano  de Contas  da Contabilidade  (Gerencial ou  Financeira). O grau de  importância será  determinado em  conjunto, visando a  análise. Espécies de custos de pouca  importância podem  ser descritas em planilhas  auxiliares, visando com isso que o documento principal tenha uma visão macro.

DISTRIBUIÇÃO (RATEIO) DOS CUSTOS E DESPESAS:

Os critérios de rateio  serão  sugeridos segundo  nossa experiência, para discussão e ajuste de consenso.

MEDIDAS DE DESEMPENHO:

Cada Departamento  ou Centro de  Custos pode ter  sua  medida de  desempenho a  ser criada, de  comum acordo e que represente a atividade do Departamento. Isto possibilita  a análise  permanente da performance do Departamento. Também permite que se façam comparações entre  Departamentos da empresa  com Departamentos similares de outras empresas.

CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS:

A ferramenta básica da Contabilidade de  Custos é o Mapa de Localização de Custos (MLC) que traduz, sinteticamente, os Centros de Custos e espécies de  custos & despesas. Com isso  é possível  determinar por  Departamento o montante  de custos fixos e  de custos  variáveis.

Isto  possibilita que nos setores produtivos, seja estabelecido o ponto em que a receita iguala a despesa (Ponto de Equilíbrio). Esta análise é feita também nas Unidades de Negócios. Possibilita  ainda a racionalização para redução de custos.

BOLETIM DE CUSTOS:

Ferramenta que representa a sintetização das informações necessárias para a correta formação do preço de venda. Nele estão sintetizados três grupos básicos:

  • Custos Variáveis Diretos: são os custos que podem ser apropriados diretamente no produto. Exemplo: matéria-prima.
  • Custos Indiretos: são os custos resultantes da Departamentalização (MLC). Exemplo: o custo-minuto dos Centros de Custos, multiplicado pelo tempo utilizado em cada operação.
  • Mark Up: representa o conjunto de impostos, despesas de venda e margem de lucro incidentes sobre a soma dos dois grupos anteriores.

Além disso, e com base na sintetização descrita, o Boletim de Custos se presta para resumir ferramentas importantes, tais como: relação Preço X Volume, Margem de Contribuição, análise de preços da concorrência dentre outras.

Acesse nosso modelo básico de um Boletim de Custos.

METODOLOGIA DE TRABALHO:

O trabalho de nossa Consultoria será desenvolvido no cliente e em nosso escritório. Com o importante auxílio do cliente, serão efetuados  levantamentos  necessários, tais como:

  • Determinação dos Departamentos (Centros de  Custos);
  • Agrupamento das espécies de custos;
  • Quadro de lotação de pessoal por Departamento;
  • Relação analítica do Ativo Imobilizado por Departamento;
  • Critérios de rateios de custos & despesas.

Com  base  nestes  levantamentos,  será elaborado  o  protótipo  do Mapa de Localização de Custos. A partir  desta etapa, serão discutidos os ajustes necessários  para o  modelo final  do MLC e desenvolvimento do Boletim de Custos. O treinamento das pessoas que irão monitorar o sistema será feito durante elaboração do trabalho. Após instalado o modelo aprovado pela empresa, serão feitos os últimos ajustes para que o sistema possa funcionar sem a interferência da Consultoria.